3_20210415_153522_0002.png
2_20210415_153522_0001.png
4_20210415_160909_0003.png
6_20210415_153522_0005.png

Ventos do Corpo

 

O Prana cósmico, a energia vital que anima todas as formas de vida no Universo, penetra em nosso corpo constituindo o corpo energético ou corpo pranico. Esse prána que movimenta o corpo tem o conceito de Vayus (upa-pranas ou subpranas), traduzido como ventos, o ar vital que está em tudo.

Esses ventos correm pelo corpo através dos canais fisiológicos de energia (nadís) exercendo diferentes funcões.  Essas funçoes são divididas através do desempenho que exercem no nosso corpo exterior (vayus nagadís), controlando os movimentos dos músculos e algumas reações físicas, e os ventos que exercem funções no corpo interior (vayus pranadís), controlando atividades sutis e orgânicas.

 

* Vayus no corpo externo 

- nága - origem da consciência, estado de vigíllia - produz arroto e soluço

- kúrma (tartaruga) - origem da visão - produz o piscar

- devadatta (dádiva divina) - origem do bocejo - produz o bocejo

- krikara (que fz kri) - origem fome e sede - produz tosse e espirro

- dhananjaya (mantém a saúde) - origem no som - produz a manutenção da saúde

 

* Vayus no corpo interior

- prana - função da inspiração -  absorvendo nutrientes necessários - localizado no tórax e cabeça

- vyana - função da circulação - controla a circulação do sangue e tonifica o sistema nervoso - localizado por todo o corpo

- udana - função da deglutição - controla a deglutição e a força muscular - localizado na garganta e cabeça

- samana - função da digestão - regula a digestão e órgãos da região - localizado no abdome

- apana - função da expiração - processos de excreção  (fezes, gases, urina, menstruação, semem...) localizado no baixo abdome e assoalho pélvico

 

O prana vayu é considerado o mais importante por ser o vento primordial em nosso corpo, e que se distribui para o restante através do vyana vayu, regulando a distribuição de prana e suas funções.

 

Acrescente  em suas práticas de respiração profunda ou pranayamas (controle de energias) o reconhecimento de que a sua respiração está atuando por todo o corpo, ativando, regulando todas as funções físicas e sutis. A atenção e credibilidade dessa atuação respiração/energia/regulação em todo o corpo, gera mais potencia para sua presença e manifestação.